Apostila de missões

Missões Urbanas

INTRODUÇÃO
O grande desafio da Igreja Brasileira é levantar os olhos e ver a cidade como um grande campo pronto para a ceifa (Jo 4:35).
A população mundial já atingiu a cifra de seis bilhões e meio de pessoas. Na década de 60, a população urbana representava 34% da população do planeta. Esse número saltou para 44% em 1992, e existe uma estimativa de que 61% da população mundial esteja vivendo em cidades até 2025.
O Brasil deixou de ser um país essencialmente rural no fim da década de 60, quando a população urbana chegou a 55,92%. A mecanização das atividades rurais e a atração exercida pelas cidades, como lugares que oferecem melhores condições de vida, são dois dos principais fatores do êxodo rural.
As cidades, principalmente nesses “dois terços” do mundo, não crescem apenas em população, mas também em problemas sociais, econômicos e políticos. Pobreza, violência, fome, problemas educacionais, crises familiares, drogas, doenças, construção de favelas pintam o retrato de muitas destas cidades.
A cultura típica da urbanização leva os habitantes das cidades, de todas as classes sociais, a pensarem de modo individualista, tendendo a competição para conquistar um melhor espaço dentro da sociedade.

Analise os versículos e trace um comentário sobre o comportamento humano (Pv.6:16-19; Pv.16:25):
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________


CIDADES
Cidade é um complexo demográfico formado, social e economicamente, por uma importante concentração populacional não agrícola, dedicada a atividade de caráter mercantil, industrial, financeiro e cultural.
Outra definição: cidades é uma concentração de pessoas vivendo muito próximas e interagindo uma com as outras sob alguma forma de incorporação municipal e governamental. GreenWay, Roger, 1989.
A igreja implantada nas cidades foi enviada para transformá-la, libertá-la dos pecados, revelando o supremo amor compassivo de Deus.
Romanos 03:23-25 diz: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus”.

ALGUMAS CIDADES NA BÍBLIA

·        Enoque foi a primeira cidade (Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque_Gn.4:17).
·        Gn 18:20 – “Disse-lhe, pois o Senhor: As acusações contra Sodoma e Gomorra são tantas e o seu pecado é tão grave que descerei para ver se o que eles têm feito corresponde ao que tenho ouvido. Se não, eu saberei.”
·        Jn 4:11 – “...Nínive tem mais de 120 mil pessoas que não sabem distinguir a mão direita da esquerda, além de muitos rebanhos. Não deveria eu ter compaixão dessa grande cidade?”

Paulo na cidade de Atenas
® Conhecendo a cidade:
. Importante centro filosófico ® a Meca dos filósofos
. Cidade cosmopolitana ® o secularismo imperava

® Como Paulo reage?
1.      Ele tem um coração que pulsa em sintonia com o coração de Deus (At.17:16);
2.      Ele procurou conhecer aqueles a serem evangelizados. Como?
a)     Relacionamentos (At.17:17);
b)     Religiosidade acentuada (At.17:22);
c)      Observando seus objetos de culto (At.17:23);
3.      Paulo conhecia o Deus em que cria, testemunhava (At.17:24-28);
4.      Apresenta aquilo que os atenienses realmente precisavam;
5.      Era totalmente bíblico e experimentamente prático;
6.      Tinha total dependêcia no Espírito Santo;
7.      Cria fielmente que a obra da conversão pertence ao Senhor e não aos homens.

Relacione os principais problemas de sua cidade, mais especificamente de seu bairro:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

COMPLEXIDADE DO HOMEM URBANO

Psico-social:
a) Anonimato
b) Isolamento
c) Despersonalização
d) Instabilidade emocional
e) Ansiedade
f) Depressão

Morais e Religiosas:
a) Tendência a ser cristão nominal
b) Desvalorizar os padrões morais
c) Inclinação à auto-suficiência

Cívicas e Políticas:
a) Consciência política acentuada
b) Tendência a ser influenciado por grupos de pressão


BARREIRAS QUE IMPEDEM O CRESCIMENTO DAS IGREJAS NAS CIDADES:

a) Igreja sem influencia na comunidade (ausência de projetos que visam levar Cristo às pessoas da comunidade);
b) Igreja sem credibilidade: exploração financeira, escândalos de líderes, legalismos, incoerências, falta de ética;
c) Não contextualização da mensagem de Cristo à linguagem, às necessidades das pessoas;
d) Isolamento;
e) Ativismo;
f) Medo, falta de autoridade;
g) Inabilidade para testemunhar;

Ao invés de tentarmos fugir da nossa responsabilidade social precisamos abrir os ouvidos e escutar a voz Daquele que conclama seu povo em todo tempo a sair e anunciar a chegada do Reino de Deus.
Reflita no texto de Mateus 09:35-38.

MISSÕES
Para você, o que é missões?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Missões é a nossa resposta humana à divina comissão. É todo um estilo de vida cristã, que tanto inclui evangelismo quanto responsabilidade social, sob a convicção de que Cristo nos envia ao mundo assim como o Pai a Ele enviou.
Se a missão cristã é para ser modelada pela missão de Cristo, ela certamente implicará (assim como Ele o fez) infiltrar-se no mundo (meio) das pessoas. Isto significa entrar no mundo dos seus pensamentos, da sua tragédia e solidão, a fim de compartilhar Cristo com eles lá onde eles estão.
Significa disposição para renunciar, muitas vezes nosso conforto e nossa segurança cultural, a fim de nos doarmos em serviço a indivíduos de outras culturas. Pessoas tão importantes para Deus como nós mesmos.
Missões não é medido por resultados alcançados, mas definido pela fidelidade na comunicação do amor de Deus ao mundo. Logo não é a competência, mas a vida e o caráter que definirão o sucesso deste empreendimento. O caráter precede a Missão!                                                                                        !


NOSSA MISSÃO
l      Transmitir o Evangelho do Reino em todas as áreas, porque Jesus veio para reconciliar tudo. Colossenses 01:20

Igreja Local e Missões

Com suas palavras, o que é Igreja?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

(...) casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade (I Tm.03:15).

Segundo os autores do livro, “A Igreja que você sempre quis” a Igreja (ecclesia) é a reunião dos convocados que conhecem o Senhor e que foram unidos por Cristo. É um organismo vivo conhecido como o corpo de Cristo, e é central ao plano de Deus.

Paulo diz que Deus revelou esse mistério (que por meio da morte de Cristo, tanto judeus como gentios foram unidos em uma nova organização chamada “igreja”) aos santos e profetas de Deus (Ef.03:01-13). Deus escolheu a humanidade redimida para proclamar o mistério!

Algumas metáforas para a Igreja:

·        Família de Deus, sendo Deus o Pai (Hb.02:10);
·        Comunhão-Koinonia (At.02:42);
·        Equipe de atletas (Gl.02:02; I Co.09:24-26);
·        Exército de Deus, militante na terra e triunfante no céu (Ef.06:11-12; I Pe.2:11);
·        Rebanho de Deus (At.20:28);
·        Mistério de Deus (Ef.03:04-06; Cl.01:25-27);
·        Noiva de Cristo (I Co.11:02; Ap.19:07-09).


A Bíblia declara que a Igreja é um organismo vivo do povo de Deus:
·        Unido pela sabedoria de Deus;
·        Dirigido por líderes espirituais escolhidos por Deus;
·        Comprometido a fazer a vontade de Deus;
·        Vivendo em comunidade para a glória de Deus;
·        Submetendo-se à autoridade do outro e à autoridade de Deus;
·        Revelando a graça e a sabedoria de Deus a todos os que estão à volta.

A IGREJA DE LAODICÉIA

“Que não és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente...” Ap.03:15

O Senhor Jesus afirmando à Igreja em Laodicéia desejava que ela fosse quente ou fria. Para entendermos esta afirmação precisamos lembrar que Laodicéia, era uma pequena cidade e localizava-se entre duas grandes e conhecidas cidades da região. Ao norte Hierápolis e ao sul Colossos. Hierápolis era conhecida em toda a região por suas fontes de águas frias. Era uma espécie de Oásis no verão para onde as multidões afluíam. Segundo Orgeon, à entrada da cidade havia uma inscrição com os dizeres: “Lugar de Refrigério”. Colossos, ao sul, era ainda mais conhecida pelas suas fontes de águas quentes, sobre as quais se dizia possuírem poderes medicinais e terapêuticos usadas por pessoas com problemas ósseos, reumáticos, respiratórios e tantos outros. Um lugar de cura e terapia do corpo.

Quando o Senhor afirmou à igreja de Laodicéia: “que nem és frio nem quente” poderíamos parafrasear: Que nem possuis função de causar refrigério às vidas, como também perdestes a função terapêutica de alívio aos aflitos. Como sois mornos (sem função) estou a ponto de vomitar-te da minha boca.

No verso 15 de Apocalipse, o Senhor afirma: Conheço as tuas obras. Do originário, o texto utiliza a expressão “erga” (de “ergon”) para a palavra “obra”.
“Erga” se refere a atos absolutamente pessoais, a vida particular. Não se trata de grandes realizações ou façanhas, mas sim da rotina da vida diária. Em outras palavras Jesus estaria dizendo: conheço a sua vida, seus pensamentos e suas tendências. Conheço a sua rotina fora da Igreja. Conheço o seu caráter.


O PAPEL DA IGREJA


·        Edificar os crentes e ministrar ao mundo em todo o tempo, ininterruptamente. (Jo.17.15-19);
·        Comunhão (Koinonia): Amor ágape como estilo de vida (I Pe.01:22; At.02:44);
·        Proclamação da Verdade (Kerigma): Senhorio de Jesus (Rm.10:09);
·        Serviço (Dúlos: Escravo _ servo; Diakonia: Servir a todos em todas as necessidades _ Mt.25:31-40; Leiturgós: Servir ao Senhor _ edificadores);
·        Testificar (Martiria): Testemunhar de fatos numa confissão de fé (Is.43:10-12; At.01:08).


MISSÕES NA IGREJA

Em João 3.16 vemos: “Deus amou o mundo de tal maneira, que enviou seu filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.” Através deste versículo, conhecemos a preocupação de Deus para com a humanidade decaída e distanciada de si. Razão pela qual enviou Jesus, o Seu Filho Unigênito, ao mundo, para uma única missão, “Salvar”.

Quem deve fazer missões?
A Bíblia nos ensina que é da Igreja a responsabilidade de executar a obra missionária, essa responsabilidade é coletiva (igreja como instituição) e individual (igreja como sendo eu).


Como fazer missões?

u    Levantar orações nos cultos pela causa missionária;
u    Ter flash (momento) missionário nos cultos;
u    Escrever cartas aos missionários compartilhando palavras de incentivos e louvor;
u    Realizar trabalhos de evangelização na sua cidade e nas cidades circunvizinhas;
u    Levantar recursos para sustentar obreiros e pastores para o preparo missionário (cursos);
u    Incentivar pessoas para enviar oferta a algum missionário ou projeto missionário (Indígenas no Brasil, Angola, Timor Leste);
u    Fazer conferência missionária anualmente;
u    Organizar vigílias missionárias.


Qual é o fruto que permanece e tem recompensas eternas? (Jo.15.16)
_______________________________________________________________


Cite abaixo maneiras de como envolver toda a Igreja na tarefa missionária:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



O que você tem feito para obedecer ao mandamento do Senhor Jesus? (Mateus 28:19-20)
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


RELACIONAMENTOS NA EVANGELIZAÇÃO

É importante estabelecer bons relacionamentos para iniciarmos um diálogo aberto e obtermos maiores resultados na hora da evangelização.
A partir do sentimento de identificação, amizade, respeito podemos anunciar a fé em Cristo Jesus de maneira mais pessoal e com maior proximidade das reais necessidades da pessoa, trazendo a compaixão e a misericórdia de Cristo sobre elas. Se torne amigo, ouça, procure saber sua história, seus medos, objetivos, gostos. Esta é uma das melhores estratégias de evangelismo, o relacionamento.

Leia e sintetise o texto de João 04:31-42:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


As pessoas estão morrendo fisicamente e espiritualmente sem Cristo, você e sua Igreja tem O alimento, não retenha, faça a sua parte!

Evangelismo Pessoal


Definição de Evangelização
- É a apresentação de Jesus Cristo no poder do Espírito Santo, de tal forma que os homens possam conhecê-Lo como Salvador e servi-Lo como Senhor, na comunhão da Igreja e na vocação da vida comum. (May Warren, Abadia de Westminster, citado por Edwin Orr, pregador e avivalista)
- É a difusão por todo e qualquer meio das boas novas de Jesus crucificado, ressurreto e agora reinando. (John R. W.Stott, por 32 anos capelão da rainha da Inglaterra)
- A evangelização abrange todos os esforços no sentido de declarar as boas novas de Jesus Cristo, com o objetivo de que as pessoas entendam a oferta de salvação de Deus, tenham fé e tornem-se discípulos. (Billy Graham, evangelista)

Por que evangelizar?
- Porque é um mandamento (Mc.16:15; Mt.28:19,20);
- Porque amamos a Jesus e queremos fazer a vontade de Deus (Jo.14:21; Jo.15:14);
- Porque fomos capacitados como testemunhas (At.01:08);
- Porque fomos convidados a sermos pescadores de homens (Mt.04:19);
- Para não termos nossas mãos sujas de sangue (Ez.03:17-21);
- Por que queremos alegrar o coração de Deus (Lc.15:07);
- Porque é algo natural entre os salvos (Jo.15:04,05; I Co.01:18).

Por que eu?
- Moisés e Jeremias questionaram a Deus a respeito de suas identidades. Sentiam-se indignos.
- Deus procura adoradores (Jo.04:23);
- Deus quem capacita (Jo.15:16);
Considere: se hoje o Evangelho chegou até nós é porque muitos se dispuseram nesta responsabilidade. Imagine onde você estaria se não tivesse sido alcançado por Deus?

O mundo hoje:
- 02 bilhões de crianças estão vivendo na miséria;
- 17 milhões de crianças morrem de fome todos os anos;
- O Islamismo cresceu 500% nos últimos anos;
- Há aproximadamente quase 4000 línguas sem nenhuma porção da Bíblia traduzida;
(Romanos 10:14; I Coríntios 01:21)

Intimidações e resistências a prática do evangelismo:
- As pessoas estão saturadas do evangelho!
- Não tenho tempo para isto!
- Vergonha (O que dirão de mim?!)
- Incapacidade (Não tenho este dom, não consigo falar muito bem);
 
Algumas qualidades pessoais de quem evangeliza:
- Vida de Arrependimento (Hb.12:01);
- Boa Reputação (Fl.02:15; Gl.02:14);
- Vida de Oração e estudo Bíblico (II Timóteo 02:15; I Pedro 03:15);
- Vida de Zelo (Eclesiastes 09:10);
O Evangelho precisa ser entendido e vivido. (Temos que permitir uma profunda transformação no nosso caráter, a fim de que nossas vidas sejam cartas abertas _ II Co.03:02,03).

Posturas importantes na hora do evangelismo:
- Ser atencioso;
- Falar com convicção;
- Jamais discutir. Apresentar o Evangelho com clareza;
- Usar de sabedoria. Não criticar quaisquer religião;
- Dar ênfase ao Senhor Jesus e não a Igreja;
- Ter atitude positiva, mesmo diante de uma reação negativa;
- Não ter atitude de inferioridade ou superioridade;
- Evitar levar Bíblia, tenha os versículos na memória;

Conselhos para iniciar uma conversa evangelística:
- Contextualize a mensagem a algo necessário na vida da pessoa (João 04:07-14;  Marcos 01:16,17);
- Diga algo surpreendente (João 03:05-07);
- Aproveite as oportunidades (Atos 17:23);
- Crie oportunidades (Lucas 19:01-10);

Vantagens do Evangelismo Pessoal
1) Informalidade – Pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora;

2) Pessoalidade – Destina-se à pessoa em particular;

3) Maior clareza do Evangelho – Esclarece dúvidas a cerca do Evangelho;

Estratégias e Métodos de Evangelismo:
- Evangelismo Criativo: Dinâmicas, artes, teatros, danças, músicas.
- Stomp: Combinação de percussão, dança e comédia visual, produzindo sons extraordinários. Tem como finalidade aglomerar um grande número de pessoas. Entre uma apresentação e outros testemunhos deverão ser dados.
- Street Dance: É uma "dança de rua" que possui movimentos fortes, rápidos, sincronizados, simétricos e/ou assimétricos de pernas, braços, ombros e cabeça. Estes movimentos são valorizados através da expressão facial e corporal bem trabalhada.
- Teatro: O teatro traz para o palco não necessariamente personagens, mas uma adoração ao Senhor Jesus.
- Batalhão da alegria - Palhaços, brincadeiras, pinturas, pulseiras das cores. Esta ferramenta tem como objetivo alcançar crianças com a palavra de Deus de forma divertida, criativa e didática. Devem ser utilizados em parques, escolas, hospitais, festas, igrejas, empresas e até mesmo pelas ruas. 
- Evangelismo em Massa: Visitas nos lares, filmes, folhetos, programas de rádio, TV, mensagens pela internet, marchas para Jesus, culto ao ar livre, blitz.
- Blitz: Uma forma criativa de abordagem evangelística a carros em semáforos. Alguns jovens abordariam os motoristas com literaturas (jornal da igreja, convites de eventos futuros, folhetos bíblicos, etc...) e outros com banner´s, faixas expondo uma mensagem positivista de esperança e amor.
- Evangelismo de Amizade: O relacionamento é essencial na comunicação do evangelho. Ganhe a confiança da pessoa: aprenda e pratique a habilidade de ouvir; pratique simpatia; identifique-se com a necessidade; seja dirigido pelo Espírito Santo para compartilhar sua fé.
- Evangelismo Pessoal: Abordagem individual nas ruas, casas, hospitais, escolas.
- Apoio Social: Doações de roupas, alimentos, remédios, fraldas, em orfanatos, hospitais, presídios, abrigos de idosos.
- Testemunho Pessoal de vida.
- As quatro leis espirituais (CEPC):
Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus.
Primeira Lei: Deus ama você e tem um plano maravilhoso para sua vida.
O AMOR DE DEUS: João 3.16

Segunda Lei: O homem é pecador e está separado de Deus; por isso não pode conhecer nem experimentar o amor e o plano de Deus para sua vida.
O HOMEM É PECADOR: Romanos 3.23
O homem foi criado para ter um relacionamento perfeito com Deus, mas por causa de sua desobediência e rebeldia, escolheu seguir seu próprio caminho e seu relacionamento com Deus se desfez. Esse estado de independência de Deus, caracterizado por uma atitude de rebelião ou indiferença, é evidência do que a Bíblia chama de pecado.                                                                .

Terceira Lei: Jesus Cristo é a única solução de Deus para o homem pecador. Por meio Dele você pode conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para sua vida.
Ele morreu em nosso lugar: Romanos 05:08
ELE É O ÚNICO CAMINHO: João 14:06

Quarta lei: Precisamos receber Jesus Cristo como Salvador e Senhor, por meio de um convite pessoal. Só então poderemos conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para sua vida.
PRECISAMOS RECEBER A CRISTO: João 01:12
Recebemos a Cristo por meio de um convite pessoal: Apocalipse 03:20

Oração sugerida:
“Jesus, eu preciso do Senhor. Abro a porta da minha vida e O recebo como meu Salvador e Senhor. Obrigado por ter morrido na cruz para perdoar meus pecados, por me dar a vida eterna, e por me aceitar como eu sou. Toma conta da minha vida e faça de mim a pessoa que deseja que eu seja. Amém.”

Exercícios:
1 – O que você entendeu por Evangelismo?
2 – Leia atentamente o texto de Atos 25:18 a 26:28 e comente com suas palavras o que mais lhe chamou a atenção.
3 – Descreva seu testemunho pessoal:
·        Como era sua vida antes de conhecer Jesus;
·        Em que circunstâncias você permitiu Jesus ser o Senhor da sua vida;
·        Como é sua vida hoje, o que mudou e/ou o que está mudando;
·        Deixe claro que você tem certeza da salvação, vida eterna. (João 03:16; João 03:36; João 10:27, 28; João 11:25)
Artes

A arte é o próprio Deus revelado em seus muitos atributos, sobretudo o da criação. Deus fala, tem criatividade, é pessoal e age! O homem tem inteligência, ele é a imagem e semelhança de Deus. Deus escolheu pessoas e deu capacitação para executar muitas formas de artes.
Artes pode ser a execução prática de uma idéia ou concepção caracterizada pela perícia e habilidade do autor. Contudo, a essência da arte sempre esteve presente na vida do homem.
Manifestações da arte:
·        Abstrata: É aquela que visa a produção do belo, afastando-se da cópia das formas naturais, objetivando a criação de formas puras.
·        Acadêmica: Toda produção artística que não permite a introdução de inovações na criação do belo, limitando-se a repetir o que no passado já foi feito, afastando-se de aperfeiçoamentos técnicos ou novos estilos.
Nas manifestações do ser humano a arte pode ser expressa na imaginação como: emoções básicas, representações de fenômenos da natureza ou ações objetivas em geral. Ela é chamada figurativa quando representa configurações simbólicas por meio de: teatro, dança, filmes, histórias literárias, poemas e poesias, contos, músicas, esculturas, entre outras.
Objetivos importantes do trabalho de arte na Igreja:
·        Adorar a Deus: Exercendo a função com amor, dedicação e submissão, transferindo toda glória e louvor a Deus;
·        Ministrar a Igreja: Seja qual for a forma de arte usada, ela precisa trazer edificação para o Corpo de Cristo;
·        Evangelizar o Mundo: A arte possui uma linguagem universal, descontraída e dinâmica, bem propicia para apresentação da mensagem de Salvação a públicos distintos.
Erros comuns nas apresentações de arte:
Ativismo: Valorizam demais o trabalho em si e se esquecem dos objetivos que querem alcançar;
Negligência: Fazer o trabalho apenas por passatempo;
Auto-confiança: Não dependência do Espírito Santo;
Individualismo: Julgar-se o melhor e não aceitar sugestões de outros;

TEATRO
A arte do teatro vem do grego “theastai”, que significa “ver, enxergar”. Suspeita-se de que o teatro surgiu na Grégia antiga, com a representação de tragédias e comédias em homenagem ao deus Dionísio. O espaço utilizado era somente um grande círculo, e com o passar do tempo, surgiram os palcos elevados.
Teatro é o gênero literário em prosa ou em verso, usualmente em forma de diálogo, concebido para ser representado.

A CONSTRUÇÃO DE UM PERSONAGEM
Para construir um personagem o ator deve buscar a aproximação com a sua realidade. O ideal é que o autor adapte as características da personagem ao que é real na sua própria mente, meio, características, emoções, assim seu personagem será muito mais original e vivo no palco.
EXERCÍCIO
Cada participante receberá um personagem escrito no papel, sem que as outras pessoas saibam, e assim representar com o máximo de realidade possível. Exemplo: intelectual, homossexual, velho, prostituta, político, outros.
ESPAÇO, SEQUÊNCIA E IMPROVISO
Para qualquer tipo de apresentação é necessário que o ator faça com que seu personagem interaja com o espaço (espaço físico, cenário e público); compreenda a sequência lógica de sua evolução e esteja preparado para o imprevisto.
EXERCÍCIO
Faça uma lista de umas seis atividades simples de executar, como: subir numa cadeira, deitar-se no chão, gritar, etc. Após fazer esta lista, posicione-se no centro da área de trabalho. Em seguida, o observador escolherá três atividades destas para serem representadas. Estas deverão ter forma lógica e motivada.

MÚSICA
A arte da música faz parte do cotidiano de quase todas as pessoas. As escrituras sagradas registram eventos de louvor e adoração na vida do povo de Deus:
II Samuel 06:01-19 – Davi adora o Senhor diante da Arca da Aliança;
II Crônicas 05:12-14 – A reconstrução do templo após o cativeiro;
Salmo 22:03 – A presença de Deus no meio dos louvores;
Números 10:10 – Realização de festas e holocautos.

HIP HOP
O que é na verdade o Hip-Hop? É um movimento cultural que surgiu nas comunidades afro-americanas do Bronx, Queens e Brooklyn de Nova Yorque no início dos anos 70. Parte da cultura se tornou bastante difundida durante as décadas de 1980 e 1990, por todo o mundo. O DJ Kool Herc é geralmente considerado como o criador do movimento, sendo creditado ao DJ Afrika Bambaataa o termo hip-hop para descrever a cultura.Os quatro elementos da cultura hip-hop são o MC (Rap), o DJ, o Grafitti e o Breaking. É cada vez maior a influência entre as crianças, mas são os pré-adolescentes, os adolescentes e os jovens que aderiram ao movimento e seu maior gueto são as escolas públicas. Este é, sem sombra de dúvida, o maior movimento urbano que prega contra as drogas e a violência e é muito utilizado como ferramenta evangelística nas ruas.

PANTOMIMA
Podemos dizer que pantomima é uma espécie de teatro gestual, diferenciando-se da expressão corporal e da dança. “É a arte objetiva da mímica, de narrar histórias através do movimento corporal. A pantomima é usada como acessório dos comediantes, cômicos, clowns, atores, bailarinos, enfim, os intérpretes”. Mesmo sem a utilização da fala a pantomima apresenta Cristo com muita eficácia.
Maquiagem de pantomima
·        Batom preto;
·        Tinta siliconada branca;
·        Lápis preto e branco.
Observação: antes de passar a maquiagem limpe bem o rosto com sabonete e leite de colônia, para retirar use lenço umedecido.
Como fazer:
·        Fazer o contorno branco no rosto, dando o efeito de máscara;
·        Pintar a parte interna do contorno com a tinta branca;
·        Pintar as sobrancelhas de preto;
·        Pintar os lábios de preto;
·        Para tirar o excesso, dar leves batidinhas com o dedo indicador e anelar até tornar a tinta homogênea;
·        Contornar o rosto novamente, agora com o lápis preto.

Maquiagem de Clown (Básica)
·        Base branca para o rosto;
·        Pintar os lábios de vermelho ou preto (se a pessoa a ser maquiada for do sexo feminino, o contorno dos lábios pode ser no formato de coração);
·        As sobrancelhas pode ser preta ou azul;
·        Dar um efeito bronzeado (avermelhado) nas bochechas;
·        Nariz de plástico vermelho.
Observação: Essa maquiagem será utilizada quando o personagem for fazer papel de comédia ou “sombra”.

Maquiagem de envelhecimento
Fazer linhas de expressão na testa, na área dos olhos e da boca da pessoa a ser maquiada. Passar pan-cake na cor da pele em todo o rosto. Aplicar talco nos cabelos para dar efeito de cabelos brancos.

Queimadura no braço
Espalhe bem cola branca sobre o braço, no tamanho que desejar fazer o ferimento. Coloque algodão sobre a cola e retire o excesso. Pinte o algodão de vermelho (não todo), e azul (que dará o tom de roxo e inchado). Passe a tinta preta e amarela nas beiradas, no lugar onde não tem o algodão. Depois é só colocar o sangue, feito artificialmente, nas partes abertas do algodão.



MALABARES
Existem vários tipos de malabares: bolinhas, bola de contato, diabolô, devil stik, bastão, claves, aros, swing, caixas e outros.
Existem os malabares com fogo mais conhecidos como pirotecnia, que por sua vez ofecerem um efeito mágico aos ambientes, sendo também a prática mais difícil dessa arte, podendo ser uma tarefa perigosa para iniciantes, já que pode provocar ferimentas e queimaduras em quem não tem a prática.
O malabares é um instrumento que envolve o corpo e a mente, proporcionando o equilíbrio corporal, percepção, olhar perférico, coordenação e até mudança do estado do espírito.
Pouco se sabe sobre a historia do malabares, a primeira evidência registrada de malabarismo por lançamento foi em pinturas em sarcófagos egípcios, que foram feitas há 4.000 anos. Elas mostram diversos egípcios de lado, como são comumente retratados, lançando bolas ao ar.
Há relatos que nos tempos do Império Romano, imperadores usavam a técnica de malabarear.
A era dourada da Vaudeville tirou os malabares das ruas, circos e jaulas da Europa e América e os colocou em teatros. Sob condições controladas de palco, uma variedade de truques se tornou possível pela primeira vez; números de precisão com rodas de bicicleta, malabarismo de números com pratos e complexos truques de equilíbrio se tornaram populares.
A Vaudeville foi assassinada com a chegada dos filmes na cidade e os malabaristas praticamente sumiram, surge então a Associação Internacional dos Malabaristas, fundada em 1947, que permaneceu por vinte anos.
Então um homem chamado Hovey Burgess começou a ensinar todo mundo que encontrava a malabarear, com a determinação de uma campanha publicitária. Seus alunos começavam a ensinar a outros, e uma grande onda de conhecimento malabarístico se propagou pelos EUA resultando em muitos malabaristas.
No início dos anos 80, uma explosão malabarística similar começou a se propagar na Europa.

O erro e sua importância
Para o malabarista, o erro é de extrema importância para o seu aprendizado. Sem errar bastante ele nunca acerta! Às vezes, ao tentar acertar um truque, o erro faz com que surja um novo truque.

Confeccionando Bolinhas de Malabares
Materiais necessários: Balão (bexiga), arroz, tesoura, garrafa plástica e um funil.
1º passo: Com a ajuda do funil passe uma certa quantidade de arroz para dentro da garrafa. A quantidade de arroz vai depender do tamanho de bolinha desejado. É importante marcar a altura de arroz para que se obtenha bolinhas do mesmo tamanho.
2º passo: Vista o balão na boca da garrafa, vire-a e aperte para que o arroz passe para dentro do balão.
3º passo: Retire o balão e certifique-se que não sobre ar em seu interior e dê um nó.
4º passo: Corte o bico de outro balão para encapar a bolinha. Geralmente 04 camadas de bexigas são suficientes para que a bolinha fique bem firme.





Pós Modernidade







É a condição sócio-cultural e estética do capitalismo contemporâneo, também denominado pós-industrial ou financeiro. O uso do termo se tornou corrente, embora haja controvérsias quanto ao seu significado e pertinência.
Pós-modernidade designa o estado da cultura após as transformações que afetaram as regras dos jogos da ciência, da literatura e das artes a partir do final do século XIX e só se aplica ao Ocidente. Inscreve-se neste contexto um conjunto de valores que norteiam a produção cultural: a multiplicidade, a fragmentação, a desreferencialização e a entropia que, com a aceitação de todos os estilos e estéticas, pretende a inclusão de todas as culturas como mercados consumidores.
Segundo um dos pioneiros no emprego do termo, o francês François Lyotard, a condição pós-moderna, caracteriza-se pelo fim das metanarrativas. Os grandes esquemas explicativos teriam caído em descrédito e não haveria mais “garantias”, posto que mesmo a “ciência” já não poderia ser considerada como a fonte da verdade.
Para o crítico marxista norte-americano Fredric Jameson, a pós-modernidade é a “lógica cultural do capitalismo tardio”, correspondente à terceira fase do capitalismo, conforme o esquema proposto por Ernest Mandel.
O filósofo francês Gilles Lipovetsky prefere o termo “hipermodernidade”, por considerar não ter havido de fato uma ruptura com os tempos modernos, como o prefixo “pós” dá a entender.
A crise de representação está ligado a destruição dos referenciais que vinham norteando o pensamento até bem recentemente. Passa-se a valorizar a entropia: “tudo vale” e todos os discursos são válidos.
Na sociedade pós-moderna a visibilidade de cenas tende a ser obscena, quando exclui a dimensão da subjetividade e da privacidade das pessoas, decretando o fim do segredo ou o fim da intimidade.
A pós-modernidade marca o declínio da Lei-do-Pai, cujo efeito mais imediato no social é a anomia, onde a perversão se vê livre para se manifestar em diversas formas, como na violência urbana, no terrorismo, nas guerras ideologicamente consideradas como “justas”, “limpas” ou “cirúrgicas”.
Na pós-modernidade a perversão e o estresse são sintomas resultantes da falta-de-lei, da falta-de-tempo, e da falta-de-perspectiva de futuro, porque tudo se desmoronou. Tudo se tornou demasiadamente próximo, promíscuo, sem limites, afirmou Zizek (2004).
Todos se sentem na obrigação de se divertir, de curtir a vida adoidada e de trabalhar muito para ter dinheiro ou prestígio social, não importando os limites de si próprio e dos outros.

CONCEPÇÃO RELIGIOSA
Forte tendência a gnose e a idéia de “pan”, exalando energias cósmicas que produzem um bem ao homem. A essência das religiões passa a ser a busca de harmonia com a natureza, de forma geral com o “pan”.
Ausência de verdade e falta de um Deus pessoal, surge o ecumenismo das religiões, pois todas chegam a esse “pan” inicial a medida da evolução de cada um em sua crença. No fim a união de toda religião e um ecumenismo gnóstico em que tudo é tolerado, ou seja, o homem reconhece-se como senhor de si mesmo.
As religiões deixam o racional e tecnológico de lado e se dirigem às emoções do homem. A busca agora é para o prazer e para a cura de alguma doença corporal.
Em última análise todos os homens fazem parte de Deus, do “todo”, do “absoluto” (monismo e panteísmo).

MENTALIDADE IMEDIATISTA
Aproveita-se ao máximo o presente e não se preocupa com o futuro, que pode ser a morte.
O fato do homem aproveitar o momento ao máximo, também é explicável pela teoria de Freud. Segundo ele, não existe um fim objetivo para a vida, como pretende a religião. Existe apenas um propósito subjetivo: acima de tudo experimentar fortes sentimentos de prazer e secundariamente evitar o desprazer.
A perspectiva de uma guerra atômica, doenças incuráveis, cataclismas de toda natureza (etc), somado as características doutrinárias antropocêntricas da pós-modernidade, faz com que cada um busque ao máximo o presente, como se não houvesse amanhã.

A IGREJA E A PÓS-MODERNIDADE
Uma das marcas da pós-modernidade é o individualismo. As pessoas vão à igreja para buscar sua benção. Entram e saem sem serem vistas ou notadas. Não se preocupam com comunhão, antes, desejam não serem vistas.
As pessoas não precisam mais de Igreja, pois praticam um CULTO PESSOAL através da TV, e têm um PASTOR VIRTUAL.

O Pós-modernismo é caracterizado por um radicalismo extremo, onde se despreza a razão, e ninguém se aprofunda verdadeiramente em conhecer a palavra de Deus.


EXERCÍCIO
Em grupo, elabore estratégias diversificadas para alcançar pessoas para o Evangelho, utilizando os recursos da pós-modernidade como base.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





Sub-culturas urbanas

No fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o planeta ficou temeroso quanto ao futuro. Duas grandes potencias armadas podem destruir o planeta.
Este acontecimento resultou a repartição do mundo em dois blocos: capitalista e comunista, impulsionando a Guerra Fria que perpetuou até 1989.
Cansados de guerra, de tanta confusão, em meados dos anos 40 alguns jovens começam a manifestar suas insatisfações. Surge o que a imprensa chamou de BEAT MOVIMENT.

MOVIMENT BEAT
Movimento poético-libertário, formado por jovens norte-americanos (branco de classe média, alguns universitários), inconformados com o sistema de sua época.
Buscavam uma nova percepção da vida humana através do uso de drogas, experiências psicanalíticas, sexo e filosofia orientais (principalmente budismo). Registravam essas “viagens” em seus poemas, diários e livros.
Adotavam religiões orientais e buscavam uma outra ordem espiritual: a “viagem” interna, a “viagem” para dentro de si mesmo.

O GURU DO LSD
Em Nova Iorque, Thimothy Leary funda um centro de pesquisas psicodélicas que se tornaria o santuário Meca mundial dos peregrinos do ácido lisérgico.
O governo não tarda em se assustar: hordas de alucinados assolam o país em delírio coletivo e até na Casa Branca uma dosagem de LSD é colocada na comida do presidente Richard Nixon por uma amiga de sua filha.

SURGIMENTO DO ROCK’N’ROLL
O Rock é uma mistura dos ritmos Country, Western e Rhythm’n Blues (derivada do Gospel, música religiosa dos negros americanos no início do século XX). No início o rock não chegou a ser uma novidade em termos musicais. Na verdade, ele mal se diferenciava. Mas o que diferenciava o rock era o que ele representava: o grito de uma juventude que procurava se afirmar e sacudir os valores.
É importante ressaltar que a música rock só despertou atenção após a exibição no filme “Blackboard Jungle”. A platéia associou a história de rebeldia do filme à rebeldia da música. Jovens começaram a se vestir e se comportar de maneira semelhante à dos personagens do filme, marginais, irreverentes, violentos.

MOVIMENTO HIPPIE
Nos anos 60 o movimento hippie recusava a sociedade de consumo, a sociedade industrial, a valorização do sucesso material, propunha a liberação sexual.
Os hippies chocavam a sociedade com cabelos compridos, com vida nômade, com uso de drogas. Adotaram a expressão artística no lugar do discurso político, assim, assumiam uma postura ‘contracultural’.
Três características resumem este movimento: o êxodo da cidade para o campo; cultivo da vida em comunidade; abandono do raciocínio científico para os mistérios.

MOVIMENTO PUNK
Em meio ao caos social nasce em meados dos anos 70 o punk.
Trajes estranhos e agressivos, com simbolismo anárquico e desesperado começam a surgir pelas ruas. Cabelos mutilados ou moicanos, botas, couro, correntes e cadeados, meias feitas com rede de pesca, tatuagens e insígnas nazistas.
O movimento se tornou político ao assumir uma postura anarquista, com o lema “não há futuro”.

DO SURGIMENTO DE SUB-CULTURAS A FRAGMENTAÇÃO
A partir dos anos 80, fica difícil acompanhar as sub-culturas juvenis que estouram ao redor do mundo como resposta a diversas necessidades.
Neste período a música também se multiplica, criando novas sub-culturas e novas ideologias. Com todas as sub-culturas existentes, a variedade visual, ideologia, gosto musical, linguagem, normas de conduta e cosmovisão acabam por se fragmentar.  
As sub-culturas começam a tomar formas indefinidas, torna-se uma espécie de fast-food cultural, onde eu pego um pouco de cada cultura.

GERAÇÃO TRIBAL
Mauricinhos, patricinhas, rockabillies, hippies, rastafaris, metaleiros, casual, emo, surfistas, motoqueiros, indy, roqueiro, esportista, yups, japonise rock, mano, alternativos, ecléticos, punks, skinheads, rappers, white powers, clubbers, grunges, góticos, drag queens: esses são apenas alguns grupamentos juvenis, chamados pelos sociólogos de “tribos urbanas”. Cada dia é maior o número de tribos existentes.

 

A QUE TRIBO VOCÊ PERTENCE?
Como vimos é cada vez maior e distinto o número de tribos urbanas. Maior também o número de jovens e adolescentes que ingressam em uma maneira diferente de ser. As tribos estão por toda a parte, basta procurar e encontrará dos mais incomuns aos mais discretos adeptos das tantas que existem, com objetos e linguagem diferentes, hábitos e costumes que as caracterizam.

NECESSIDADES DOS JOVENS
As principais necessidades dos jovens são:
1. Conseguir credibilidade.
2. Receber amor e compreensão.
3. Sentir segurança.
4. Conhecer seu propósito e significado.
5. Ser escutados.
6. Ser valorizados.
7. Sentir-se apoiados em seus projetos. 
Romanos 12: 2 “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. 

COMO APRESENTAR JESUS
Respeitando cada cultura e relacionando-se, a Igreja de Cristo precisa simplesmente anunciar o Reino de Deus na linguagem que estes possam entender.
O Evangelho é a boa notícia da chegada do reino de Deus (Marcos 1.14,15) a todos (Mateus 5.1-12) e em todas as culturas dominadas pelo príncipe deste século (II Coríntios 4.3,4; Efésios 2.1-3; I João 5.19). O conteúdo da evangelização é o anúncio de que Deus ressuscitou Jesus e o fez Senhor e Cristo (Mateus 28.1-20; Atos 2.36), que dá liberdade a todos os que viviam opressos pelo maligno (João 8.32).

MOTIVAÇÃO PARA A EVANGELIZAÇÃO (Mateus 09:36)

Somente aqueles que têm seus corações movidos pela compaixão se mobilizam na direção de atender necessidades. A parábola do bom samaritano (Lucas 10.29-37) revela um dado importantíssimo. Tanto o sacerdote quanto o levita viram o homem à beira do caminho, mas somente o samaritano “chegou perto” e se colocou na situação onde seu coração pôde ser movido pela compaixão. O desafio não é a multidão. O desafio é a ausência de gente compadecida pela multidão, compadecida pelos necessitados.





















O Jovem cristão e sua sexualidade

Um dos principais elementos de nossa vida é a identidade. A identidade é o conhecimento da verdade divina nas áreas de nossa existência: quem somos espiritualmente e vocacionalmente. Contudo, a imoralidade corrompe nossa identidade com Deus (Mt. 04:01-11).

Vocês ouviram o que foi dito: “Não cometa adultério.” Mas eu lhes digo: quem olhar para uma mulher e desejar possuí-la já cometeu adultério no seu coração. Portanto, se o seu olho direito faz com que você peque, arranque-o e jogue-o fora. Pois é melhor perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ser atirado no inferno. Se a sua mão direita faz com que você peque, corte-a e jogue-a fora. Pois é melhor perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ir para o inferno.” (Mt. 05:27-30)

Para as pessoas envolvidas em perversão sexual, deve haver uma percepção constante das atmosferas que tendem a provocar desejos sexuais. Por exemplo, não é aconselhável a um viciado sexual ir à praia ou gastar tempo olhando sem compromisso uma prateleira de revistas. Não se trata simplesmente se existem ou não mulheres e homens seminus para serem olhados, mas a pessoa deve se tornar sensível a qualquer lugar que tenha um ambiente sensual onde espíritos sedutores estão à espreita. Trata-se do recuar. Até que esteja completamente restaurado e consciente dos seus limites é preciso ser radical em afastar-se daquilo que leva a pecar.


A QUEDA MORAL

A queda moral se estabelece por meio de:
·        Um processo (Ef. 04:17-19);
·        Fugas de nossas responsabilidades (Gn. 03:8 e 12);
·        Atos impulsivos, precipitados e egoístas: “viu”, “a tomou” e “a possuiu” (II Sm. 11.1-4).

A queda moral corrompe nossa identidade, perdendo 03 importantes elementos (Gn. 38:18):
·        Selo – identidade espiritual;
·        Cordão – identidade fraternal;
·        Cajado – identidade ministerial.

A queda moral traz conseqüências tais como: jugo desigual, filhos perversos e mortos, viuvez, dissimulação com a nora, prostituição, negociação e perda de elementos relativos à sua identidade (I Co. 6.18). Todos os outros pecados podem ser razoavelmente trabalhados de maneira mais objetiva, mas este especificamente entra em você. Demandará um trabalho interior (Pv. 5. 22-23).

RESTAURAÇÃO DA IDENTIDADE

·        Selo (anel) – Reconhecimento, arrependimento, conversão e confissão (Lc. 15:17-22);
·        Cordão – Quebrantamento, conversão aos pais, aceitação de autoridade e amor à correção (Pv. 06:20-24).
·        Cajado – Submissão (Gn. 44:11-34).

CUIDADOS QUE O SOLTEIRO DEVE TOMAR

·        Solidão – amargura, hostilidade, medo e desconfiança;
·        Medo de não ser feliz. “Felizes são aqueles que, casados ou solteiros, descobriram que a felicidade não se encontra na união de um casal, mas em um relacionamento verdadeiro com Deus.” (Gary Chapman);
·        Falta de propósitos. “Nosso propósito de vida está em Deus e não no cônjuge”;
·        Unir-se precipitadamente em casamento com alguém, por medo de não casar-se (I Co. 06.14-18);
·        Imoralidade (I Tess. 04.03-08; Hb. 13.4; I Co. 06.12-20)

“Deus requer de nós uma vida de pureza em todas as áreas, inclusive a moral e sexual.” (Isto não é só para os solteiros!)

ALGUMAS RAZÕES POSITIVAS PARA A ABSTINÊNCIA SEXUAL PRÉ-CONJUGAL

1.     A abstinência protege você do medo e das conseqüências das doenças sexualmente transmissíveis;
2.     A abstinência livra você do medo e das conseqüências da gravidez indesejada;
3.     A abstinência livra você do trauma do aborto;
4.     A abstinência livra você da pressão de casar-se antes de estar preparado;
5.     A abstinência protege você de comparações posteriores no casamento;
6.     A abstinência livra você da culpa;
7.     A abstinência livra você de um casamento errado.

“Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus” (Mateus 05:08)


RECURSOS PARA CUMPRIR A PUREZA SEXUAL

·        A fidelidade de Deus (I Co. 10.13);
·        A promessa de Jesus (Gl. 05.22,23);
·        A presença do Espírito Santo (Jo. 16.7-10);
·        A palavra e a oração (Ef. 06.17-18);
·        Nossos pais (Pv.01:08; Pv.10:01, 02);
·        Nossa liderança espiritual (Hb. 13:17);
·        A comunhão (Hb. 10:25);
·        A confissão uns aos outros. Prestação de contas. (Tg. 05:16)


A RESTAURAÇÃO

Escolha o caminho que deseja seguir. Não se pode servir a dois senhores. Muitos adolescentes e jovens têm elevado a sensualidade à condição de ídolo no coração. A idolatria é a adoração a alguém ou algo diferente de Deus, colocando outra pessoa no lugar de Deus.
A bíblia diz que é preciso amar a Deus em espírito e em verdade. Se escolher o caminho do Senhor, tome a postura de renunciar tudo o que alimenta a idolatria e a sensualidade: todo seu material pornográfico; sites inadequados; relacionamentos perigosos; atitudes e hábitos impuros; coloque limites no namoro; mude os rituais; não dê provisão à carne.

IDENTIFIQUE SEUS GATILHOS DE TENTAÇÃO

Solidão, stress, tédio, sentimentos de rejeição, pressão, feridas não tratadas,
baixo auto-estima, ansiedade.

A PORNOGRAFIA (Mt. 06:22-23)
Conceitos
·        “Figura(s), fotografia(s), filme(s), espetáculo(s), obra literária ou de arte, etc., relativos a, ou que tratam de coisas ou assuntos bscenos ou licenciosos, capazes de motivar ou explorar o lado sexual do indivíduo. Devassidão, libidinagem” (Aurélio).
·        “É tudo aquilo que explora e desumaniza o sexo, de forma que os seres humanos são tratados como coisas e as mulheres, em particular, como objetos sexuais” (Relatório de Langoford, de 1972).

Raízes da pornografia:
Curiosidade
Para a maioria a curiosidade do desconhecido é a razão pela qual os rapazes são atraídos por fotos explícitas de mulheres.

Procura por intimidade
Alguns dos usuários da pornografia são “solitários” que não têm relações sadias com outras pessoas. Talvez não tenham aprendido habilidades sociais para formar relacionamentos sadios significativos de amizade ou namoro; outros têm medo de se aproximar de outras pessoas por temer rejeição.

“A nudez veicula uma idéia de intimidade em nossa cultura e, deste modo, a pornografia oferece uma ilusão de intimidade com outra pessoa sem qualquer risco.”

Relacionamentos fantasiosos
A pornografia pode estar intimamente ligada com nossas fantasias de intimidade com mulheres ou homens. Desejamos amor e aceitação incondicionais, e projetamos esta aceitação nas mulheres e homens que vemos na pornografia.

Conseqüências da pornografia:
·        Perda do domínio próprio, auto-controle, ou equilíbrio (desejos escravizantes)
·        Perda da comunhão com Deus
·        Perda da comunhão com o cônjuge;
·        Perda da comunhão com a igreja;
·        Perda da transparência;
·        Perda da dignidade (respeito a si mesmo, amor-próprio);
·        Perda da sanidade.

A MASTURBAÇÃO (I Co. 06.12)
Conceito
Ato de masturbar(-se); vício solitário; auto-erotismo.

Raízes da Masturbação:
Curiosidade
Descoberta da sexualidade pela criança ou adolescente.

Solidão
·        A maioria dos masturbadores são figuras “solitárias” que não têm relações sadias com outras pessoas, inclusive e especialmente com Deus.
·        “Fisicamente, a masturbação é totalmente inclinada para o eu. Seu foco é para dentro. Não compartilha. É um fogo que alimenta a si mesmo”.

Egocentrismo
Tentativa desordenada de compensar sexualmente a incapacidade de compartilhar a vida com os outros. De sair de si mesmo, de amar a Deus e ao próximo, de experimentar maturidade e crescimento.

Válvula de Escape
Alívio para as tensões, pressões, sobrecargas do dia a dia, compensação para o tédio, rotinas, situações mal resolvidas, stress, dor emocional, sentimentos de rejeição ou inadequação, ansiedade.


EXERCÍCIOS

Leia II Pedro 2:10-19. Quais atitudes você está tomando que desagrada a Deus? Elas têm alguma raiz? Algum fato importante que aconteceu que deu origem a este erro?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quais são os lugares, coisas, objetos, meios de comunicação que fazem você praticar algum tipo de vício?
______________________________________________________________________________________________________________________________



Você entende Gálatas 5.19-21? Escreva o que você entende?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




Medite em Lucas 15:24
A resposta para os cristãos é que Deus muda as pessoas de dentro para fora. Essa mudança acontece quando a pessoa vê sua necessidade pela transformação, atraca-se com seu comportamento pecaminoso e experimenta um desvio genuíno daquele estilo de vida. Essa transformação não envolve somente deixar o pecado. É muito mais profundo do que abstinência. Para que Deus leve uma pessoa ao lugar onde ela possa renunciar aos ídolos de sua vida, é necessária uma revolução extraordinária de seu mundo interior inteiro. Quando você tem um vício sexual, ou seja, colocou a busca pelo prazer como ídolo em sua vida, você dedicou o cuidado e a proteção de seu ídolo por anos porque você o ama e o deseja.
A tarefa de Deus é trazê-lo gradualmente ao lugar onde você não deseje mais fazer isso. Aqueles que simplesmente "mantém" seu pecado nunca aprendem verdadeiramente a odiá-lo.
A Bíblia diz em Romanos 6:11-14, que “o pecado não terá domínio sobre nós”, portanto não somos mais escravos do pecado, isto significa que nós cristãos por meio do auxílio do poder do Espírito Santo, temos poder para superar as tentações e seduções do pecado.






REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Livro: “A Igreja que você sempre quis”

Artigo elaborado por: “Luz na noite” um ministério de ajuda aos que querem abandonar a homossexualidade e terem pureza sexual.

sexxxchurch.com